terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Surgimento da Diocese de Rio do Sul, SC

A Diocese de Rio do Sul (Dioecesis Rivi Australis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Florianópolis e ao Conselho Episcopal Regional Sul IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Florianópolis. A episcopal está na Catedral São João Batista, na cidade de Rio do Sul, no estado de Santa Catarina.

A Diocese de Rio do Sul foi erigida a 23 de novembro de 1968, pelo Papa Paulo VI, por meio da Bula Quam Máxime. Seu território foi desmembrado da Arquidiocese de Florianópolis e da Diocese de Joinville.
A criação da diocese foi tornada pública apenas em 12 de março de 1969 quando da indicação do primeiro bispo na pessoa do Padre Tito Buss, Professor de Teologia em Curitiba e Pároco da Catedral São Francisco Xavier na Diocese de Joinville.
No dia 3 de agosto do mesmo ano houve a instalação solene da nova diocese e ordenação de seu primeiro bispo. Registrou-se a presença de aproximadamente cinco mil pessoas.

Em 2004, a diocese contava com uma população aproximada de 277.541 habitantes, com 81,2% de católicos. O território da diocese é de 9.659 km2, organizado em 30 paróquias.

Um comentário: